Neoplatonismo, Cristianismo, Conceitos Espirituais, Autoconhecimento e Iluminação
Por: Ryath (Inspirado por Senhor da Luz Prateada)

Os primeiros  preceitos formados pelo Cristianismo vieram pela Nova Escola de Platão, ou  seja, o Neoplatonismo. 
                  É aí, que,  então, entendemos porque os espíritas dizem que Sócrates e Platão são uma  preparação para Jesus, pois a filosofia deles se juntou com ensinamentos  Cristãos. 
                  O Antigo  Testamento da Bíblia, que é anterior ao nascimento de Jesus, apresenta um Deus  em seus escritos que deve ser temido, que pede sacrifícios e sofrimentos, ao  mesmo que o Novo Testamento, que é sobre os ensinamentos e a vida de Jesus, que  é um mestre espiritual que mostra um Deus totalmente diferente, que é bom e se  importa com seus filhos. 
                  Platão e  Sócrates ensinam o bem ligado ao espiritual, ensinando a moral e a ética como  preceitos espirituais, que também trazem o autoconhecimento, e onde a  felicidade só possível na bondade. 
                  Platão  também relacionava o bem a Deus. 
                  Platão viveu  mais ou menos meio século antes de Jesus. 
                  É de Platão  que também veio a ideia de que tudo o que existe tem uma causa, e nós somos a  causa da Criação Divina. 

                  Porém para  Platão Deus não é onipotente e não cria o universo do nada, e esse conceito  difere do Cristianismo. 
                  Platão e  Sócrates ensinavam a bondade por meio da moral e ética, e Jesus ensinava a  bondade por meio do amor. 
                  Tanto para  Jesus, como para Sócrates e Platão, o bem é a maior importância.
                  Para  Sócrates e Platão o bem está relacionado ao autoconhecimento, e tratando da  moral e da ética cuidamos da nossa própria alma. 
                  Segundo  Sócrates, ele tinha como missão ensinar as pessoas a cuidarem de suas próprias  almas. 
                  Platão  ensinava a reencarnação, e que voltamos nesse mundo até termos sucesso em nosso  desenvolvimento psíquico, se assim podemos dizer, e quando tivéssemos sucesso  nisso, viveríamos em um mundo maravilhoso após a morte, chamado por Platão de  Mundo das Ideias. 
                  Tudo o que  existe em nosso mundo é uma imitação do Mundo das Ideias, e todas as dimensões  existentes, segundo ensina a Umbanda e o Esoterismo, cada dimensão mais menos  elevada, é uma copia da mais elevada. 

                  A energia  divina no início da criação, segundo ensina a Umbanda, fez o primeiro plano de  existência, que é o atímico, depois fez o búdico, que é uma cópia mais  imperfeita do atímico. 
                  Depois Deus  fez a dimensão Celestial ou Mental, que vivem os iluminados, aqueles que  tiveram sucesso em sua encarnação, e imaginamos que esse é o mundo da Ideias de  Platão, o mundo chamado no Budismo de Terra Pura. 
                  A dimensão  astral é um cópia imperfeita no Plano Celestial. 
                  Nosso mundo  físico é uma cópia imperfeita da dimensão astral. 
                  Cada  dimensão é uma cópia, uma da outra. 
                  Os mundos  superiores são muito melhores que os anteriores, e a medida que vamos avançando  em nosso autoconhecimento, vamos indo para dimensões cada vez melhores, mas é  um logo período que passamos em cada dimensão. 
                  Quando os  espiritas fazem um curso de autoconhecimento, ele é focado, muito comumente em  Sócrates e Platão.
                  Lembrando  que Platão buscava chegarmos a um nível espiritual para vivermos no Mundo das  Ideias, coisa que o Espiritismo dificilmente acredita, pois, diferente do  Budismo, da Umbanda, do Taoísmo, do Hinduísmo, de escolas esotéricas e etc., o  que ensinam que podemos atingir esse nível em uma só vida. 
                  É possível  atingirmos a iluminação em uma só vida, e para isso existem muitas técnicas,  das quais ensinamos aqui no site a Lei de Atração, o Apego ao Emocional, a  fazermos o bem, nos abstermos do mal e se desejar, paralelamente, fazer outras  práticas de autoconhecimento, pois tudo se potencializa. 
                  Fazer o bem  e se abster do mal, precisa fazer isso muitas vezes, pois a iluminação também é  um merecimento, pois a vida fica maravilhosa quando estamos nesse nível  espiritual, pois gozamos de grande felicidade, que são sentimentos muito  gostosos que vivenciamos o tempo todo, mas nem por isso nos libertamos dos  sofrimentos. 
                  Na nossa  seção de práticas você encontra muitos exercícios para o autoconhecimento e  conseguir a iluminação. 
                  Recomendamos  enfaticamente que você busque sua iluminação. 
Alguns Destaques:
Ensinamentos em Vídeos
Receba nosso contéudo no seu Facebook